Grupo Carmin: “A Invenção do Nordeste” de volta ao Rio de Janeiro em julho

Vencedora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e do Cesgranrio de Melhor Espetáculo, “A Invenção do Nordeste”, do grupo potiguar Carmin, volta à capital carioca no mês de julho, em temporada no Teatro Carlos Gomes. Serão oito apresentações que iram acontecer entre os dias 18 e 25/07, e 26 e 28/07. Recentemente a peça venceu nas categorias de Dramaturgia e Melhor Ator Coadjuvante do 13º Prêmio APTR – Associação dos Produtores de Teatro.

757.jpg

A peça é inspirada no livro “A Invenção do Nordeste e outras Artes”, do historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr. Conta a história de um diretor que é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste. Durante as 7 semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.

A peça é dirigida por Quitéria Kelly, que motivada por reações xenófobas durante as eleições presidenciais de 2014, encontrou na obra do Professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior um ponto de partida para refletir as divisões sociais brasileiras. Durval é historiador e autor do livro “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”que remonta o surgimento de um recorte espacial para gerar um lugar real tanto quanto imaginário, e assim as motivações políticas para este fim.

A Invenção do Nordeste conta com a dramaturgia de Henrique Fontes e Pablo Capistrano. Elenco: Henrique Fontes, Mateus Cardoso e Robson Medeiros. Cenografia de Mathieu Duvignaud, Dramaturgia audiovisual e iluminação Pedro Fiuza; trilha original: Gabriel Souto e Toni Gregório. Produção: Mariana Hardi e Quitéria Kelly.

Desde sua estreia, o espetáculo conta com ótima recepção de público e crítica, assim como tem conquistado prêmios inéditos para o RN e para o Nordeste, como os anteriormente citados e ainda o Botequim Cultural de Melhor Autor Drama/Comédia, o Prêmio Humor de Melhor Peça, Melhor Direção e Melhor Texto.


A Invenção do Nordeste

Local: Teatro Carlos Gomes

Datas:18,19,20,21,25,26,27,28 de julho

Horário: 20h (Quinta-feira à Sabado) 18h (Domingo)

Bilheteria: De quarta a sábado 14h às 20h e aos domingos, a partir de 14h. A Bilheteria se mantém em funcionamento por 30 minutos após o inicio do espetáculo.